Como transportar seu Pet no carro

Segundo a Royal Society for the Prevention of Accidents, entidade britânica que visa prevenir diversos  tipos de acidentes, uma batida a 50 km/h faria um cão de 22,5 kg ser atirado contra o motorista com peso equivalente ao de nove homens de 76 kg, ou seja, 684 kg. 

Assim, mantê-lo preso é bom para todos. Apesar de ser uma opção melhor que o colo, entretanto, a coleira comum presa ao cinto de segurança do carro é um hábito corriqueiro, mas perigoso, pois pode enforcá-lo em uma batida ou freada forte. Por isso, o cinto canino é o mais indicado para cães de médio e grande porte. 

Um cachorro não atrapalha o motorista apenas porque pode atingir alguém numa freada. Ele pode obstruir sua visão ou desconcentrá-lo (pulando de seu colo, por exemplo) e provocar um acidente. mantenha-o sempre preso. 

Há casos em que o cão é tão grande que não há caixa que o comporte ou que caiba no veículo. Para esses, recomenda-se o cinto canino. “Mas, se for um animal muito grande, use uma grade divisória entre o motorista e o cachorro, deixando-o no banco de trás e com o cinto de segurança . Outros animais, como gatos, devem ser levados em caixas. 

Outra preocupação do dono é com o calor dentro do carro, especialmente para os cães. Os sintomas de uma hipertermia são respiração acelerada, salivação intensa, falta de coordenação, perda de consciência e até mesmo convulsão. Se isso acontecer, molhe rapidamente o animal e não dê antitérmicos. Apenas leve-o logo ao veterinário 

Nas viagens, evite alimentar o animal até quatro horas antes de sair, para ele não passar mal. Prefira andar à noite ou bem cedo, por causa do calor. Em trajetos longos, planeje paradas para o animal fazer suas necessidades. E tome cuidado com o ar condicionado, ele pode provocar bronquite alérgica ou problemas respiratórios.

OPÇÕES PARA O PASSAGEIRO ANIMAL 

- Cinto de segurança: Indicado só para cães entre 5 a 50Kg

O Cinto deve envolver o peito, costas e ombros do cão. Além de adsorver o impacto, deve trazer opções de fixação no cinto do carro ou nos ganhos Isofix.

- Grade divisória Indicada para cães acima de 25Kg

Dever ser colocada para separar os passageiros do animal de estimação. É ideal para cães mais irrequietos, que não se adaptam 1á caixa de transporte ou ao cinto.

- Caixa de transporte: Disponível para cães até 50kg

Veterinários recomendam a caixa para cães até 25kg, acima disso, as opções acima são melhores. Deve ser fixada no cinto ou presa atrás do banco dianteiro.

Leve seu companheiro em segurança e bom passeio.


Fonte: Quatro Rodas