Principais tipos de pneus: conheça o pneu adequado para cada tipo de veículo.

Principais tipos de pneus

Cada veículo tem um tipo de pneu adequado para garantir o melhor desempenho nas estradas. E na hora de convencer um cliente indeciso, o ideal é que o vendedor conheça os detalhes

dos modelos existentes e esteja preparado para orientar os clientes. Confira abaixo.


Pneus Off Road                    1.   Pneus Off Road
Este modelo possui uma banda de rodagem maior e sulcos de maior largura, além de uma estrutura mais resistente. Para garantir maior segurança durante o trajeto, este pneu deve ser calibrado de acordo com o solo em que o veículo vai percorrer. O pneu é ideal para pistas de terra com cascalho ou lama.



Pneus On Road                              2.   Pneus On Road ou convencionais

Os pneus On Road, ou convencionais, contam com sulcos menores, garantindo maior contato com o solo.
A maioria dos carros costumam sair da fábrica com este tipo de pneu. Foram feitos especialmente para pistas que tenham asfalto, sendo usados em carros de passeio comuns.




Pneus mistos                                     3.   Pneus Mistos

Os mistos são indicados para funcionar tanto em terrenos de chão, quanto para os asfaltos. Ele é ideal para aqueles que trafegam em locais com
asfalto e viajam com pouca frequência para áreas com solo de pedras ou lama.
A maioria dos jipes brasileiros e até mesmo alguns SUVs costumam sair da fábrica com este tipo de pneu.




Pneus Radiais                                          4.   Pneus Radiais

Este pneu é feito com uma banda de rodagem para durar muito mais, sendo indicado para quem vai percorrer em alta velocidade.
Eles garantem um melhor desempenho em curvas, além de uma resposta mais rápida em situações de frenagem.



Como comentamos acima, os pneus são itens fundamentais na segurança dos carros à venda. Por isso, é muito importante que a loja se preocupe em manter cada veículo com o seu pneu e peças adequadas de acordo com o objetivo do automóvel.

Além disso, para não correr riscos, o motorista precisa cuidar também da calibragem, alinhamento e balanceamento.
Entre os principais perigos em usar o pneu inadequado para o veículo, podemos destacar:

- Comprometimento no tempo de resposta ao precisar frear, aumentando o risco de causar um acidente. Para que o pneu realize a frenagem com segurança, ele precisa ter uma boa aderência com o solo e isso não acontece se a peça não for a adequada para o tipo de estrada que está trafegando.
- Quando a profundidade dos sulcos necessária para expulsar o excesso de água não é a certa, o perigo de aquaplanagem cresce consideravelmente. Neste tipo de situação, o automóvel perde contato com o solo e passa a deslizar de maneira descontrolada.
- O uso de pneus inadequados afeta também a estabilidade e conforto na hora de dirigir. Em casos extremos, a peça pode chegar a estourar por conta da sua fragilidade, assim como aumentar as trepidações e barulhos ao acelerar o veículo.
- Usar o pneu adequado para o tipo de veículo é uma das melhores formas de garantir a segurança do motorista.

Por isso, é muito importante que as lojas de veículos estejam comprometidas e saibam orientar os seus clientes sobre os modelos existentes e seus usos. Vender um veículo com um pneu de tamanho errado, desgastado ou comprometido pode significar riscos ao condutor e muita dor de cabeça para a loja.


www.dgautopecas.com.br